O hopeful delivery implica em gerar uma versão de seu produto para colocar em produção que a equipe (e os demais envolvidos) tenham esperança de que funcione. Em alguns casos algumas pessoas chegam a confiar na entrega, mas esta segurança não é compartilhada por todos os membros da equipe ou pelos demais envolvidos, ficando somente na esperança.
Vale ressaltar que, se a confiança não é compartilhada por todos os membros da equipe, pelo cliente, pelos usuários e todos os demais envolvidos, então a entrega não é confiável. Entregar continuamente desta forma pode ser chamado de Continuous Hopeful Delivery.
Como fugir do Hopeful Delivery?
O primeiro e mais trivial sintoma do hopeful delivery é quando nenhum membro da equipe, ou quase nenhum, confia nas entregas que estão sendo realizadas. Neste caso, existe a possibilidade de a equipe estar desacreditada de seu próprio potencial ou de conhecer suas atuais limitações. Busque deixar transparentes as limitações da equipe (técnicas, recursos, comportamentos, etc), criando um ambiente onde a equipe se sinta confortável para aprimorar suas habilidades de forma a alcançar um nível de maturidade e qualidade em que a confiança comece a se tornar presente.
Um segundo e importante sintoma é a desconfiança ou insegurança de algum membro da equipe nos mecanismos (tecnológicos e comportamentais) criados pela equipe para garantir a segurança da entrega. Em geral, quando existe esta desconfiança é por que a capacidade técnica dentro da equipe não está nivelada ou existem conflitos entre seus membros. Em ambos os casos, problemas podem estar sendo mascarados e não existe transparência no funcionamento da equipe. Neste caso, será preciso resolver os conflitos na equipe e buscar disseminar o conhecimento necessário para que a equipe tenha um conhecimento avançado das técnicas e ferramentas necessárias para garantir a qualidade da entrega.
O terceiro e mais óbvio sintoma são os erros em produção. Erros em produção sempre acontecem, mesmo em entregas verdadeiramente confiáveis. O grande problema de entregas baseadas na esperança é o descontrole da equipe com relação aos erros que ocorrem em produção. Neste caso, é importante disponibilizar alguma forma de a equipe tomar conhecimento de forma direta sobre os erros que ocorrem em produção. Medir (em tempo real) os erros é importante e dar o feedback diário à equipe com relação aos erros pode ser a chave para trazer o comprometimento necessário na solução dos defeitos. Com a métrica em mãos, também pode-se definir metas e limites, onde o regime de trabalho (stop the line!) pode ser definido de acordo com estas métricas.
Finalmente, se o cenário do seu projeto implica:
- Falta de confiança na equipe
- Equipe trabalhando de forma pouco transparente, conflitos e desnivelamento de conhecimento muito acentuado
- Quantidade de defeitos em produção desconhecida ou não está sob o controle da equipe
você não está fazendo continuous delivery, mas hopeful delivery. Busque o continuous delivery de forma consistente, focando em confiança e comprometimento da equipe, pois esta busca pode ser a melhor forma de alcançar a solução para estes problemas.
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